segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tarefa de Sociologia- 1



Entre o fim do século XX e o início do século XXI surge a globalização ,a partir do barateamento dos meios de transporte e da expansão de algumas indústrias. Essa globalização proporcionou troca de culturas e estilos através do mundo inteiro.
Em 1909, Henry Ford revolucionou o sistema de produção. Ele criou a produção em massa, sendo assim o produto final ficou mais barato. É claro que para isso os empregados eram explorados ( chegavam a ganhar 5 dollares por dia de trabalho). Com isso as pessoas passaram a não terem mais tanta escolha no produto que antes era feito a pedido , um por um , ''sob medida''. Sendo assim, aos poucos, os gostos passam a serem manipulados pelas fabricas ( e hoje mais ainda pela mídia). Apesar disso, Henry Ford não visava primeiramente o lucro. Ele dizia que o dinheiro era a maneira que ele tinha de tornar o mundo melhor. Mas será que conseguiu ?
A partir de Ford, começaram a surgir ,em grande escala, mais e mais empresas e por conseguinte mais marcas. O consumismo , ao meu ver, é importante para a sociedade e para a integração dos povos, troca de culturas e produtos, logo uma'' união global'' sob certo aspecto. O problema disso, eu vejo na influência que as marcas tem sobre a vida das pessoas, muitas vezes gerando preconceito e discriminação. O consumo exagerado, ao ponto de um indivíduo comprar um produto apenas pela marca, isso eu considero uma doença ( que atinge muitas pessoas). A partir do momento que as pessoas deixam em primeiro plano o material , passam a esquecer ou ao menos deixar de lado os seus valores, ideais e até mesmo o caráter. E sobre esse ponto , voltando à pergunta: ''Será que Ford conseguiu deixar o mundo melhor?''
Apesar disso não penso ser um problema do sistema e sim do modo que é utilizado. E agora, entrando em uma questão mais específica, o capitalismo sobre tudo visa o capital ,mas por traz dele reina um aspecto de liberdade, em que no comunismo ou até mesmo no socialismo não é obtido pela interferência permanente do Estado. Porém os ideais socialistas e comunistas são muito interessante, são tão interessantes que tornam-se utópicos nos dias de hoje.
Assim ,ambos sistemas tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, independente da preferência devemos sempre respeitar as idéias opostas e divergentes, e lutar pela liberdade de expressão. Não importantando o sistema aplicado , seja ele socialismo, comunismo ou capitalismo, o ideal seria vivermos em um mundo de paz, em que os cidadãos tivessem respeito para com os outros, em que o preconceito não tivesse lugar e pessoas não morressem de fome. Podemos! Pensamentos são importantes, mas ações definirão o futuro!


Um comentário:

  1. Muito bom Thiagão muito bem colocado principalmente quando tu fala sobre a ford e quando tu comenta que todos os sistemas tem os seus lados positivos e também tem os seus lados negativos muito bom =D

    ResponderExcluir