As células troncos são importantes pois possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às primeiras e de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Essas características propiciam uma ótima aplicação na área terapêutica (combate à doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal entre outras). As células troncos são encontradas em vários locais do corpo como na medula óssea, no sangue, no fígado, além de ser encontrado também em células embrionárias ( o que gera uma grande polêmica social). Algumas pessoas defendem a idéia de que no embrião já há vida, logo é errada e desumano retirar essas células.Por outro lado ,outros defendem a idéia de que é mais valido salvar alguém que está de fato vivo do que um ser que não se sabe se há vida mesmo.Por ironia, as melhores são as células tronco embrionárias, pois acredita-se que podem ser transformadas em qualquer outra célula enquanto as células adultas podem apenas formar algum tipo de tecido. Porém as embrionárias são de mais comum rejeição e podem causar inclusive tumores.
Se há ou não vida isso é uma questão muito complexa e que ao meu ver não teremos uma resposta com exatidão (pelo menos por enquanto). Sendo assim, devemos explorar as células tronco adultas, pois por se tratar de uma área nova, tem muito para ser descoberto e com certeza salvará varias vidas.
Muito bom Thiago, você tratou do assunto celulas-tronco muito bem pois colocou de fatos as polemicas envolvido sobre elas, o que ela nos beneficiam, porém poderia ter colocado alguns exemplo de doenças mais conheidas na qual as celulas-tronco podem ser envolvidas.
ResponderExcluirBom relato, manteve coerência com o que foi apresentado no vídeo e mostrou conhecimento sobre o assunto mais precisamente quando relatou locais onde são encontradas as células tronco e áreas onde as células tronco podem ser utilizadas mesmo que ainda testadas em animais de pequeno porte.
ResponderExcluir